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O que é Google AdWords? Como aparecer no Google?

By março 1, 2016 julho 24th, 2017 No Comments
O que é AdWords

O que é AdWords

O que é Google AdWords? Resumidamente, o Google AdWords é uma das formas mais inteligentes de expandir um negócio pela internet e é a plataforma de anúncios do Google, responsável por mais de 97% da receita dele.

Acho incrível que, apesar de tão relevante, o AdWords é uma plataforma tão pouco conhecida. Para você ter uma ideia, 40% das pessoas ainda não sabem que os primeiros resultados do Google, aqueles escritos “Ads” ou “Anúncios”, são resultados pagos!

Além disso, as buscas no Google representam mais de 70% entre os buscadores no mundo todo. A cada segundo, mais de 50 mil buscas são feitas no buscador. Com tamanha relevância, anunciar nele tornou-se uma excelente oportunidade para todos os tipos de negócios crescerem!

Junto com esse altíssimo número de pessoas interessadas em produtos e serviços, a plataforma atende desde de microempreendedores até multinacionais. Por exemplo, é possível começar com um pequeno investimento mensal e aumentá-lo a qualquer momento, conforme gera lucro.

Isso te permite alcançar pessoas altamente interessadas em seu negócio, ao invés de desperdiçar rios de dinheiro com uma propaganda na televisão ou rádio, onde você atingiria uma parcela ínfima de pessoas interessadas em comprar.

Acredito que consegui mostrar como o AdWords pode mudar a realidade de qualquer negócio com um site, não?

Nesse artigo, vou te ensinar tudo o que você precisa saber para entender esse universo e começar a usar o AdWords! Vou abordar como aparecer nas primeiras posições do Google, como o AdWords funciona na prática, o que são as palavras-chave (famosas keywords), quais as vantagens de usar o AdWords, quanto custa anunciar e como iniciar seu anúncio!

O que é Google AdWords? Como usá-lo para aparecer nas primeiras posições das pesquisas?

Vamos supor que você esteja interessado em comprar um novo Notebook. Você pode buscar no Google por “notebook” ou “melhores notebooks”. Entre os resultados, os que aparecem na primeira página são os mais relevantes.

Entre os primeiros, você vai notar a palavra “Anúncio” escrita em branco dentro de um retângulo amarelo. Isso significa que, estes resultados são anúncios de empresas que estão usando o Google AdWords para fazer seus Notebooks aparecerem entre os primeiros resultados relevantes do Google.

Portanto, os produtos dessas empresas talvez não sejam o mais relevante para sua pesquisa, ou seja, se as empresas não estivessem anunciando, o Google não os mostraria na primeira posição.

No entanto, elas investem no AdWords, pois sabem que aparecer na primeira posição para os termos “notebook” ou “melhores notebooks” é extremamente valioso, resultando em muitas vendas.

Então, milhares de empresas no mundo, desde de micro até multinacionais, anunciam seus sites, blogs e e-commerces no Google para atrair visitantes interessados em seus produtos, serviços ou conteúdos. Isso tudo é feito através do AdWords.

Como o Google AdWords funciona?

O funcionamento do Google AdWords é muito simples.

Na plataforma, você escolhe quais palavras e frases são relevantes para os seus produtos e serviços. Ou seja, você escolhe para quais quer que seu site apareça.

Com esses termos, cada pesquisa feita sobre eles ou semelhantes, o Google vai mostrar o seu site entre as primeiras posições, junto com vários outros sites relevantes ou que estejam anunciando.

As pessoas que buscarem no Google por termos parecidos com os que você escolheu, podem ver seu site, entrar, navegar e, no fim, tornarem-se clientes.

Você só vai pagar pelas pessoas que clicaram no seu anúncio e entraram no seu site. Por exemplo, ele pode mostrar seu site para 2.000 pessoas que fizeram uma busca pelos seus termos, mas se apenas 50 pessoas clicaram no seu site, então ele vai cobrar apenas por essas 50 visitas.

O que são as Palavras-chave e Frases-chave (Keywords)

Para mostrar os anúncios para as pessoas certas, o Google vai combinar as palavras e frases que foram buscadas pelas pessoas com as que você escolheu como relevantes para o seu negócio.

Essas palavras e frases são chamadas de palavras-chave e frases-chave ou de keywordsem ingês.

As keywords podem ser muito ou pouco valiosas. Explicando melhor, algumas delas, como termos relacionados a músicas ou filmes, raramente são usadas por quem quer comprar algo. Agora, quem busca frases como “comprar celular” ou “avião Rio de Janeiro para São Paulo”, têm grandes chances de efetuar uma compra.

Em relação ao custo de anunciar para cada palavra-chave, ele pode variar a todo momento. Vai depender do número de empresas anunciando por aquelas palavras e pelo quanto estão dispostas a pagar para aparecer para aqueles produtos ou serviços. Por exemplo, no caso dos notebooks, a palavra “notebook” está custando hoje R$1,20 por clique, já “melhores notebooks” R$2,28 por clique.

Quais as vantagens de anunciar no Google AdWords?

Com o AdWords você pode criar anúncios em poucos minutos, escolher o quanto deseja investir por dia, direcionar o público do anúncio para uma região e, ainda, gerenciar tudo isso em tempo real.

Além disso, Negócios de qualquer tipo e tamanho podem investir em anúncios do Google. Empreendedores, indústrias, lojas, hotéis, restaurantes, consultorias e vários outros tipos de empresas investem diariamente em anúncios, desde 10 reais por dia até milhares de reais.

Vamos entender cada uma dessas vantagens do Google AdWords:

Criar anúncios em poucos minutos – facilidade e simplicidade

O Google AdWords possui uma plataforma extremamente simples. Qualquer pessoa consegue entrar e criar uma campanha em minutos. A própria plataforma vai explicando o que você deve fazer em seguida para colocar seus anúncios no ar.

Gerir o investimento diário – investir de forma inteligente

Você pode distribuir o seu investimento da forma que preferir. Por exemplo, pode limitar um valor diário, assim, quando atingir aquele valor, os anúncios vão parar e só começam a aparecer no dia seguinte.

Outra possibilidade é você criar campanhas para produtos ou serviços que estão vendendo pouco. Assim, você consegue direcionar seu investimento para o que vale mais a pena no momento atual da sua empresa.

Segmentar seu público alvo – anunciar apenas para quem está próximo

Imagina que você inaugurou uma academia no seu bairro e quer divulgá-la para conquistar novos clientes. Não faz sentido anunciar para o estado inteiro, certo?

Por isso, o Google permite você criar anúncios segmentados por região: apenas quem está na região que você determinou, verá seu anúncio.

Medir seus resultados em tempo real – mantenha o investimento e aumente resultados

Os anúncios do Google AdWords devem ser integrados com o Google Analytics (ferramenta de monitoramento de visitas do Google).

Com essa integração é possível ver, por exemplo, quantas pessoas vindas dos anúncios preencheram o formulário de contato. Com isso, você pode otimizar seus anúncios, pausando os que menos geram clientes e aumentando o investimento nos que estão gerando mais resultados, ou seja, mais vendas e lucro.

Quanto custa investir no AdWords?

Essa parte deveria estar entre as vantagens. Como disse lá no início, o AdWords te permite começar seus investimentos aos poucos. Você pode investir um mínimo de 40 reais se preferir pagar no boleto, ou a quantidade que quiser se usar cartão de crédito.

Mas, acabei não respondendo o que você deve querer saber, “quanto custa para eu fazer minha primeira campanha no AdWords?”

Vamos supor que você tem uma academia em Santo André – SP (cidade em que nasci) e quer anunciar para a palavra-chave “academias em Santo André”, somente para a região da própria cidade. Além disso, você quer ter em torno de 20 cliques por dia, durante o mês todo. Como o clique para “academias em Santo André” está em torno de R$0,80, o investimento total seria 480 reais/mês.

20 (cliques/dia) x 0,80(real/clique) x 30(dias/mês) = 480 reais/mês

Imagine que esses acessos resultem em uns 6 novos clientes para a academia, até o final do mês. Apesar de ser uma estimativa, podendo variar conforme diversos fatores, provavelmente esse anúncio traria um ótimo retorno, se estes clientes continuarem por mais de um mês!

Esse é apenas um exemplo de como uma campanha bem simples poderia funcionar. Mas é claro que isso pode variar – e muito – de acordo com cada mercado e tipo de negócio.

Então, é importante entender o mercado que está atuando, respeitar a realidade financeira do seu negócio, assumir riscos calculados e contar com profissionais para otimizar e aumentar seus investimentos.

Certo, então qual a melhor forma de começar a anunciar no AdWords?

Primeiro, é muito importante entender como o AdWords funciona. Aqui no blog da Pareto Group, produzimos diversos conteúdos para te ensinar sobre AdWords. Criamos conteúdos que ensinam desde o básico, como este artigo que você está lendo, até o avançado, como este aqui: Como conquistar 500 pedidos ao mês com Outbound e Inbound Marketing.

Mas não farei propagando só nossa. O próprio Google AdWords possui um excelente canal no Youtube ensinando sobre AdWords. Particularmente, quando fui diretor de marketing da Fluxo Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia da UFRJ, criei e comecei a gerir uma conta de AdWords, pelo programa AdGrants. Tudo o que precisava saber na época sobre AdWords, aprendi pelos vídeos do canal oficial deles.

Segundo, avalie seu orçamento para investir em marketing. Se possuir pouco e a empresa for pequena, faça alguns testes por conta própria, a plataforma é bem intuitiva. Se o orçamento for maior e já quiser começar a gerar resultados, contrate uma empresa especializada e certificada pelo selo Google Partner.

Conclusão – O que é Google AdWords? Como usá-lo para aparecer no Google

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como o AdWords funciona.

Esse artigo aqui, apesar de bem completo, mostrou apenas uma casquinha do que é o Google AdWords. Então, apesar da plataforma permitir que qualquer pessoa crie seu primeiro anúncio em poucas horas, ele possui uma infinidade de possibilidades.

Por possuir todas essas possibilidades, o AdWords atende às necessidades de todos os tipos e tamanhos de organizações, além disso os resultados podem ser cada vez maiores conforme a experiência dos gestores dos anúncios.

Por fim, a melhor resposta para O que é AdWords? e para concluir o artigo é:

“O Google AdWords é uma das formas mais inteligentes de expandir um negócio pela internet.”

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Então, compartilhe esse artigo com aquele seu amigo extremamente engajado que está tentando fazer a empresa em que trabalha crescer. Pode ser uma excelente oportunidade para mudar a realidade da empresa dele.

Pareto Group

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Pareto Group é líder no Brasil em tecnologia para gestão de campanhas em Google AdWords e Facebook Ads.

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