adwords

Anunciar no AdWords: 9 passos pare campanhas poderosas

By maio 3, 2016 julho 24th, 2017 No Comments

Anunciar no AdWords é de longe um enorme desafio.

Só de pensar em Criar uma Nova Campanha já dá um frio na barriga. Principalmente com aquela interface do AdWords cheia de botões, sugestões e opções avançadas.

Quando não dá medo, pelo menos existe aquela sensação de “vou levar várias horas para ter uma boa campanha… por onde começo?

Para isso,  criei uma checklist com 9 passos que o próprio Google segue quando vai estruturar campanhas de seus clientes.

Portanto, nesse artigo você vai aprender sobre os seguintes passos:

  1. Objetivo da Campanha
  2. Rastreio de Conversão
  3. Palavras-chave relevantes do seu mercado
  4. Arquitetura da Campanha
  5. Tipos de Correspondência
  6. Extensões do Anúncio
  7. Configurações para Local, Dispositivo e Agendamento
  8. Estratégia de Lances
  9. Resultados e Otimizações

Mas antes de apresentar os passos, é importante eu mostrar como cheguei a essa Checklist:

P.S.: Não conhece ainda como o AdWords funciona? Leia esse artigo antes: O que é Google AdWords? Como aparecer no Google?

Usar o Cupom de Desconto do AdWords com investimento de 10 reais/dia

Anunciar no AdWords - cupom de desconto Google

Anunciar no AdWords – cupom de desconto Google

Meu pai me disse que tinha recebido um Cupom de Desconto do AdWords. Mesmo estando sem tempo, assumi que iria criar uma conta durante o feriado. Aliás, para a campanha eu tinha um orçamento de apenas 10 reais por dia.

O Negócio dele é um escritório de arquitetura, Gilson Antunes. Possuindo um foco em um nicho bem específico de mercado: criação de vídeos que apresentem futuros empreendimentos a partir de um projeto inicial.

Tinha que gerar resultados. Óbvio! Aí que estava o problema.

Até então, eu apenas havia criado uma Conta do zero. Esta foi usando o AdGrants para a Empresa Júnior, a Fluxo Consultoria, em que fui diretor. Na época eu podia usar 10 mil dólares todo mês, me preocupando essencialmente com Resultados, mas nem tanto com Eficiência.

Infelizmente, não é mais o caso. O orçamento disponível é bem limitado e tenho que ter uma alta eficiência para conquistar resultados para o Negócio do meu pai.

Para isso, tinha diversas opções de otimização do Google, mas em que valeria a pena eu investir meu tempo?

Pra resumir a história. Segui o passo-a-passo recomendado pelo Google para quem cria a primeira Conta e criei, enquanto ensinava para o meu pai, uma Campanha de AdWords super simples.

A ligação do Estrategista de Conta do Google

Anunciar no AdWords - Ligação do Estrategista do Google

Anunciar no AdWords – Ligação do Estrategista do Google

Poucos dias depois recebemos um e-mail do Google. Como não respondemos, o Google ligou e eu fiquei em contato com ele.

A ligação foi do Eduardo, estrategista do Google, que começou a me explicar que poderiam oferecer uma consultoria para otimizar toda a nossa campanha. Em poucos minutos no celular, ele me fez a seguinte proposta:

Olha, posso montar uma campanha nova para você. Deixá-la toda estruturada seguindo nossas boas práticas. Posso te ligar em 3 dias com ela montada e te apresentar. Só preciso que você diga ‘EU QUERO’

Que proposta, não? Quase duvidei da proposta. Mas como é o Google, tinha chance de ser coisa boa.

E era!

Respondi com “EU QUERO” ao e-mail do Eduardo que nos foi enviado pedindo autorização para criar uma nova Campanha totalmente otimizada.

Três dias depois, estávamos em uma nova ligação por celular. O Eduardo, me apresentava entusiasmado tudo o que ele fez na nova Campanha.

O mais incrível era que nada era complexo. Muito pelo contrário, era tudo extremamente simples e óbvio!

No fim, ele perguntou se a nova Campanha estava boa e, que se eu estivesse satisfeito, era só eu ativar tudo e começar a rodar!

História contada. Agora vamos voltar aos 9 passos, ok?

Anunciar no AdWords: 9 passos básicos, segundo o Google

Anunciar no AdWords - Interface Campanha Google

Anunciar no AdWords – Interface Campanha Google

Vamos ao que interessa?

Para facilitar o entendimento, vou dividir cada um dos tópicos em:

  • Ferramenta
  • >Por quê?
  • >Como?
  • >Exemplo

P.S.: Os 3 primeiros passos eu já havia feito na primeira versão. O Eduardo, o estrategista do Google, seguiu o processo para os 6 passos restantes.

1- Objetivo da Campanha

> Se você vai investir em anúncios, é essencial que fiquem claros os resultados esperados. Os objetivos mais comuns são gerar: pedidos de orçamento, demonstrações, vendas de produtos, up-sellings, reconhecimento de marca e download de aplicativo.

> Para cada um dos objetivos, devemos ter uma campanha diferente. Toda a configuração, metas e site, devem ser pensados para atender esse objetivo.

> No caso do meu pai, o objetivo é pedidos de orçamento. A métrica é número de conversões no formulário de contato. Aí que entramos no próximo passo: Rastreio de Conversão.

2- Rastreio de Conversão

Anunciar no AdWords - Rastreio de Conversão

Anunciar no AdWords – Rastreio de Conversão

> Aqui seguimos uma das máximas do gerenciamento: “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Portanto, principalmente se tratando de Marketing Digital, é obrigatório que cada conversão em seu site seja monitorada e computada.

> Para rastrear as conversões, você deve configurar Metas em seu Analytics. Isso fará com que ele identifique as conversões desejadas. Após isso, basta integrá-lo com o AdWords.

> Para facilitar, coloque uma página de “obrigado pelo contato” em seu site. Coloque a Meta do Analytics identificando as visitas nessa página e pronto! Cada visitante do AdWords que chegar até essa página de obrigado, será uma nova conversão!

3- Palavras-chave relevantes do seu mercado

> Basicamente, sua campanha deve atrair tráfego de pessoas que estejam buscando por serviços/produtos que você oferece. Então, é necessário você escolher pelo que vale à pena pagar para ser encontrado.

> Existem várias formas de pesquisa por palavras-chave relevantes. Você pode simplesmente usar o Planejador de Palavras-Chave do AdWords para ver oportunidades. Porém, existem outras ferramentas complementares, como Google Tendências ou SEMRush para analisar quais palavras-chave seus concorrentes estão comprando.

> No caso da campanha do meu pai, investi um bom tempo aqui. Pesquisei cada variação possível para Maquete Eletrônica e Animação 3D. Joguei no Semrush os sites de todos os que anunciavam para serviços semelhantes. Por fim, consegui uma seleção bem relevante.

4- Arquitetura da Campanha

Anunciar no AdWords - Arquitetura da Campanha

Anunciar no AdWords – Arquitetura da Campanha

> Quando alguém pesquisa por “Receitas fáceis de Torta de Limão” ela não vai clicar em um anúncio como “Torta de Chocolate para Ano Novo”. Ela quer encontrar anúncios que representem exatamente o que ela procura. Por isso, aqui entra um trabalho de Arquitetura da Campanha.

> Basicamente, as Palavras-chave escolhidas devem ser agrupadas em pequenos grupos parecidos. Esses grupos são os Grupos de Anúncios. Em cada Grupo, deve conter anúncios com títulos, descrições e urls de destino direcionadas para o interesse das palavras-chave do grupo.

>Por exemplo, no caso das tortas, você pode criar 2 Grupos de Anúncio: “Torta de Limão Simples” e “Torta de Chocolate”. Cada Grupo deve conter Anúncios, Palavras-Chave e, principalmente, páginas de destino diferentes.

5- Tipos de Correspondência

> Comecemos com um exemplo: se você anuncia para interessados por “short jeans feminino”, com certeza não vai querer que pessoas que buscaram por “bermuda jeans” ou “calça jeans” cliquem em seu anúncio. Isso só faria você desperdiçar dinheiro com tráfego não relevante.

> Para que seus anúncios apareçam para um público mais relevante, você deve escolher o Tipo de Correspondência ideal em suas palavras-chave. As opções são: Correspondência Exata, de Frase, Modificada Ampla e Ampla. Restrinja para ser mais eficiente ou amplie para aumentar o alcance e descobrir novas oportunidades.

>No caso do meu pai, tínhamos um orçamento bem pequeno de início, então mudamos tudo o que era Correspondência Ampla para “Modificada Ampla” e/ou “de Frase”, aumentando assim a qualidade do tráfego e, consequentemente, a eficiência da campanha.

6- Extensões do Anúncio

> Que tal aumentar a Taxa de Cliques, pagando menos, ou então, que tal ter um botão para ligarem diretamente para o seu Negócio, ou ainda, levar seu visitante exatamente para a página de destino que ele quer. Seria ótimo, não?

> Para isso servem as extensões de anúncio. Seu anúncio ganha destaque frente aos demais e ainda pode ter novas funcionalidades. As opções são: Aplicativo, Chamada, Local, Comentários, Sitelinks, Frases de Destaque, Avaliações de Consumidores, Visitas Anteriores, Sociais, Snippets de Estrutura Dinâmica e Classificação do Vendedor.

> Voltando ao exemplo do escritório de Arquitetura do meu pai, usamos extensões de Chamada, para ligações diretas. Sitelinks, para acessarem páginas específicas como Serviços. E, por fim, Frases Destaque, para incentivar cliques no anúncio.

7- Configurações para Local, Dispositivo e Agendamento

Anunciar no AdWords - Agendamento dos Anúncios

Anunciar no AdWords – Agendamento dos Anúncios

> Quando você está pesquisando por um restaurante pelo celular, na hora do almoço, a chance de você estar escolhendo o local que vai almoçar é bem maior do que quando você busca por restaurante em seu computador durante a madrugada.

> Portanto, é essencial aparecer, não só para a pessoa certa, mas também na hora e local certos Existem configurações que te permitem aumentar ou diminuir os lances de seus anúncios para locais, dias, horários e dispositivos móveis. Além disso, também é possível escolher os dias e horários que você quer que seus anúncios sejam exibidos.

> No caso do escritório do meu pai, o Eduardo fez vários ajustes: aumentou os lances para dispositivos móveis, definiu para não exibir durante a madrugada, por conta do orçamento limitado, e aumentou o valor dos lances para certas regiões.

8- Estratégia de Lances

> Imagino que você não gostaria de desperdiçar dinheiro em palavras-chave que não geram resultados. Muitas vezes vale investir mais quando for um termo específico e menos quando for muito abrangente ou sem intenção de, por exemplo, compra.

> Para cada Objetivo de Campanha, desde Branding Awareness até vendas, existe uma Estratégia de Lances específica. Elas vão facilitar seu trabalho e ajudá-lo a atingir os seus resultados mais rápido. Veja as opções e defina o melhor para sua Campanha.

> Vamos ao caso comum de um e-commerce: se você deseja ter anúncios mais eficientes para vendas, você pode escolher a opção de lances para que sejam otimizados para maior ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade).

9- Resultados e Otimização

> A grande sacada do Marketing Digital, além de lhe permitir “super” segmentar seu público-alvo, é poder monitorar e otimizar seus resultados em tempo real. É claro que com o AdWords não seria diferente.

> Se você seguiu todos os passos até aqui, você começará a sentir os resultados em pouco tempo. Sejam ligações, e-mails ou vendas. Portanto, use o AdWords e Analytics para entender o que lhe gera mais resultado e otimizar todas as suas Campanhas.

> Nesse caso, o Eduardo me ligou 15 dias depois da campanha estar rodando. Revisamos as Palavras-chave com Índice de Qualidade menores que 5/10 e excluímos todas com CTR (Taxa de Cliques no Anúncio) 0%. Resumidamente, o objetivo foi diminuir o CPC (Custo por Clique Médio), otimizando o CTR e Índice de Qualidade.

Conclusão – Anunciar no AdWords: 9 passos básicos, segundo o Google

Anunciar no AdWords - Conclusão

Anunciar no AdWords – Conclusão

Nesse artigo você conseguiu ver que é relativamente simples criar uma Campanha de AdWords para obter um bom desempenho.

Para exemplificar, após os primeiros 15 dias da Campanha de AdWords do meu pai, o Gilson Antunes, recebi uma mensagem dele que me fez ganhar o dia:

“Oi Vinícius, tudo bem? Mandei outro orçamento agora há pouco. Se entrar um deles já paga os anúncios”

Iniciando as otimizações

Se você ainda não otimizou sua campanha ou ainda não começou a anunciar no AdWords, recomendo seguir essa Checklist. Podem contar conosco, empresa parceira do Google, para ajudar em qualquer um desses passos.

Alta otimização do AdWords

Caso já esteja mais avançado e queira implantar uma alta otimização em suas Campanhas, recomendo olhar a Tabela Periódica do AdWords. Nela você vai encontrar todos os elementos que influenciam em uma campanha de sucesso.

Automatize com o Robô do AdWords

Já tem um investimento e quer aumentar muito seu ROI? A cereja do bolo da Pareto é o nosso Robô do AdWords, o LeadAds. Saiba como ele pode aumentar muito a performance da sua conta clicando aqui: LeadAds.

O que achou do artigo?

O que achou do artigo? Está com dúvidas em algum dos itens? Quer compartilhar sua experiência e/ou resultados conosco? Fique a vontade para deixar seu comentário (adoro comentários!)

Aproveite para compartilhar este artigo com aquele seu amigo empreendedor, empresário, estudante, empresário júnior ou marketeiro, mostre que se importa com eles!

Pareto Group

Author Pareto Group

Pareto Group é líder no Brasil em tecnologia para gestão de campanhas em Google AdWords e Facebook Ads.

More posts by Pareto Group

Leave a Reply